Cantegril comemora sucesso do XVIII Aberto de Golfe
Nos dias 18 e 19 de setembro o Cantegril Clube de Bagé promoveu o XVIII Aberto de Golfe, evento que integrou o Tour Gaúcho de Amadores e Profissionais. Depois de um pouco mais de um ano sem realizar o torneio em virtude da pandemia, o clube festeja o sucesso desta edição que contou com a presença de mais de 40 golfistas do Estado e também do Uruguai.
As premiações iniciaram ainda no sábado (18) e de forma muito emociante, já que o Troféu Aloisio Spat, dado ao melhor NET do dia, categoria Cavalheiros, Scratch até 14.0 hc, foi conquistado por Tiago Spat, filho do golfista homenageado, que faleceu recentemente. Na cerimônia de entrega diretores do departamento de Golfe relembraram saudosamente a personalidade do amigo, destacando suas virtudes e do quanto o esportista foi importante para o grupo.
No domingo (19) logo após o encerramento do torneio foi a vez de conhecer todos os premiados. O campeão na Scratch Cavalheiros amadores foi Agustin Pizzorno, seguido de Andrey Xavier, que apesar de ser o amador número um da América Latina atualmente, ficou com a segunda colocação da categoria principal do torneio. Andrey faturou o sorteio entre os golfistas inscritos de quatro estadias em Trancoso, Bahia, oferecimento de Travel Inn Hotels. Ja na Scratch Damas amador a campeã foi Martina Collares, e disputando o Tour de profissionais o grande vencedor foi Carlos Maico Paiva Filho, representante do Santa Maria Golfe Clube.
A lista completa com todos os ganhadores pode ser acessada no site da Federação Rio-Grandense de Golfe. Patrocinaram a edição: Postos Ipiranga, Travel Inn Hotels, MotoSpeed Honda, Osirnet Telecom, Portal Solar, Batalha Azeites de Oliva Extravirgem e Baterias Excell.
Jovem promessa vence categoria principal no Play Off
Uma das finais mais emocionantes de todas as edições dos torneios abertos do Cantegril, assim pode ser considerada a protagonizada por Agustin Pizzorno e Andrey Xavier, na Scratch Cavalheiros. O empate entre ambos levou a decisão ao Play Off, de um lado uma jovem promessa e do outro o número um da América Latina. A vitória, e o nome gravado na memória de quem assistiu, veio para o golfista de apenas 19 anos que já participou de mais de 100 competições.
O brasileiro Agustin Pizzorno começou a jogar Golfe aos cinco anos no Clube Campestre de Livramento, alternando momentos de diversão com suas primeiras orientações através dos profissionais do clube. Já aos sete iniciou suas participações em torneios internos do clube, e aos 9 anos em torneios amadores para adultos, disputando as categorias principais e sub-categorias com juvenis, com grande destaque, ganhando seu primeiro torneio logo no primeiro ano na categoria até 36 de handicap no Aberto de Bagé do ano de 2011.
Aos 14 anos já representava o Estado nos torneios Juvenis Nacionais, no qual nos dois últimos anos como juvenil (2018 e 2019) foi o melhor juvenil do Rio Grande do Sul. No ano de 2020 foi convidado a formar parte do Alta Performance do Belém Novo Golf Clube (BNGC) em Porto Alegre, desde então, e apesar das dificultades apresentadas pela pandemia da Covid-19, esta treinando e competindo no Brasil e no RS representando o BNGC, sendo treinado pelo coach de golfe, Tiago Silva, e o coach mental, Gabriel Schumacher.
Obtendo bons resultados prévios ao XVIII Aberto do Cantegril, Agustin em Bagé ganhou o Torneio com uma volta do segundo dia de -5 golpes, o que é seu recorde até hoje em competições oficiais.